NOTÍCIAS


9 Desenhos com Fama Local

[ad_1]

Que os desenhos animados são verdadeira febre no Brasil não é segredo para ninguém. Desde o começo dos anos 1980, eles marcaram a infância de milhões de crianças e adolescentes.

Muitas das produções, no entanto, apesar de serem internacionais, só ficaram populares mesmo no nosso país. Algumas delas chegaram a ser consideradas um fracasso ao redor do mundo.

Vamos mostrar alguns exemplos de desenhos que conquistaram o público brasileiro, mas que não tiveram desempenho semelhante em outros países. De Pica-Pau a Cavaleiros do Zodíaco, muitos são assistidos até hoje. Veja:

1. Caverna do Dragão

caverna-do-dragao-quadrinho1-e1670962957138

Foto: Reprodução

O desenho era exibido na extinta TV Globinho. Caverna do Dragão foi um dos mais populares dos anos 1990, com um roteiro baseado no famoso jogo de RPG Dungeons & Dragons.

Ele conta a história de um grupo de jovens amigos que vão parar em um mundo de fantasia e magia. Basicamente, eles vivem em torno da busca pelo caminho de volta para casa.

O retorno em si nunca ocorre, ao longo das centenas de episódios. Isso, inclusive, alimentou uma teoria entre os amantes da produção sobre a existência de um episódio perdido.

Recentemente, a Paramount anunciou que está fazendo uma série baseada no desenho. Os personagens principais farão, ainda, uma participação no filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, que entrará em cartaz em breve nos cinemas.

2. Pica-Pau

pica-pau

Foto: Reprodução

O Pica-Pau é uma febre no Brasil há décadas. Ele marcou a infância de muitos jovens e adultos com as trapalhadas e aventuras do pássaro mais ligeiro e sem noção da TV.

Em 2017, a animação ganhou um filme live-action, que teve participação da atriz brasileira Thaila Ayala. Assim como o desenho, o filme acabou sendo um fracasso ao redor do mundo.

Se você ama o Pica-Pau e deseja rever os episódios, existe um canal oficial do personagem no YouTube, onde estão disponíveis boa parte dos capítulos que eram transmitidos pela TV.

3. Três Espiãs Demais

três espiãs demais

Foto: Reprodução

A produção francesa estrelada por três agentes secretas foi inspirada na série de ação “As Panteras”, que era exibida nos anos 1980.

O desenho tem sete temporadas e foi exibido em mais de 100 países, mas foi no Brasil que ele ganhou grande destaque, sendo transmitido pela TV aberta e canais por assinatura.

O criador do programa, David Michel, chegou a declarar que a audiência brasileira chamou a atenção pela consistência e adesão do público. O desenho foi muito bem recebido tanto por meninos quanto por meninas.

4. Luluzinha

A personagem conhecida no mundo como Little Lulu foi criada nos EUA, em 1935. As tirinhas protagonizadas por ela se popularizaram, rapidamente, e logo ela foi parar na TV.

No Brasil, o desenho animado Luluzinha conquistou grande popularidade e alavancou até mesmo a venda dos quadrinhos da personagem. A versão HQ só não atingiu o mesmo nível de adoração que a versão animada porque concorria diretamente com a Turma da Mônica e outros personagens da Disney.

5. X-Men Evolution

x-men evolution

Foto: Reprodução

Os quadrinhos do X-Men sempre foram populares ao redor do mundo, mas, no Brasil, o desenho animado foi o grande responsável pela descoberta dos mais novos sobre a saga dos heróis mutantes.

A produção foi exibida pelo SBT e chamou a atenção, de cara, pelo estilo da dublagem e a trilha sonora marcante. Todo esse sucesso, no entanto, não se repetiu no exterior.

Muitos acreditam que o fracasso em alguns locais ocorreu devido à censura, que proibiu cenas mais violentas e que mostravam sangue dos personagens, e a problemas de dublagem.

6. Max Steel

Quem nasceu entre os anos 1990 e o início dos anos 2000, provavelmente deve ter algum brinquedo ou jogo do personagem Max Steel.

A animação foi idealizada pela empresa de brinquedos Mattel e tinha um objetivo principal: vender produtos do personagem.

A estratégia, no entanto, não deu muito certo em nível global, em razão da concorrência com outras grandes franquias. No Brasil, porém, o desenho foi um fenômeno tanto televisivo quanto de venda de produtos.

7. Cavaleiros do Zodíaco

 

Cavaleiros do ´Zodíaco

Foto: Reprodução

O desenho é um dos mais famosos da história e conseguia prender a atenção de jovens em frente a TV como poucos. Ele era transmitido na extinta TV Manchete.

O sucesso foi tanto que a franquia conseguiu índices expressivos de vendas de produtos e brinquedos relacionados aos personagens. Entre eles, bonecos com armaduras de signos do zodíaco e o famoso álbum oficial de figurinhas.

O Brasil, no entanto, foi um dos poucos locais onde o desenho obteve grande sucesso. No Japão, por exemplo, outros desenhos como “Dragon Ball Z” foram muito mais populares.

8. Cavalo de Fogo

cavalo de fogo

Foto: Reprodução

Outra animação que foi um fenômeno no Brasil nos anos 1990 foi “Cavalo de Fogo”. O desenho contava as aventuras da jovem Sara e seu cavalo mágico, que a transportava para um mundo de fantasia.

O desenho fracassou em outros países logo na primeira temporada, que teve apenas 13 episódios. Esses mesmos capítulos, no entanto, foram reproduzidos por quase duas décadas no Brasil pelo SBT.

9. Marsupilami

marsupilami

Foto: Reprodução

O personagem criado pelo desenhista belga André Franquin, em 1952, ganhou uma animação que chegou ao Brasil no começo dos anos 2000. Rapidamente, ele se tornou uma febre entre as crianças.

Mesmo no seu país de origem, no entanto, o desenho nunca foi popular. O Brasil o abraçou de forma diferente, inclusive os produtos relacionados, como jogos de videogame.


[ad_2]
Fonte: G1


22/03/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ