NOTÍCIAS


cientista negra é homenageada com nome na Lua

[ad_1]

Você provavelmente já ouviu falar sobre a missão Apollo 11, que conseguiu com sucesso levar seres humanos à Lua e trazê-los de volta. Contudo, poucas pessoas sabem que a responsável pelo sucesso dessa viagem é uma mulher negra, Melba Roy Mouton.

Mouton já trabalhava na NASA 10 anos antes do lançamento da Apollo 11, tendo, portanto, ingressado na organização em 1959, um ano após sua criação.

Ela era uma cidadã afro-americana, nascida no estado de Virgínia, no ano de 1929. Após sua grande carreira de sucesso, ela faleceu em 1990, aos 61 anos, devido a um câncer cerebral.

Em sua carreira, Mouton foi a líder de um grupo de matemáticos, considerados como “computadores humanos”, possibilitando diversas viagens espaciais e lançamentos. Em razão de sua contribuição, ela foi premiada com o Apollo Achievement Award.

A administradora da sede de ciências da NASA em Washington, Sandra Connelly, comentou:

“Ela não apenas ajudou a Nasa a liderar a exploração do desconhecido no ar e no espaço, como também traçou um caminho para que outras mulheres e pessoas de cor seguissem carreiras e liderassem a ciência de ponta na Nasa.”

Mons Mouton

Conforme já foi dito, as contribuições de Melba Roy Mouton para a NASA e toda a exploração lunar são indescritíveis. Portanto, para homenagear a grande mulher que Mouton foi, seu nome será eternizado como uma das montanhas da Lua.

A decisão foi aprovada em fevereiro deste ano, pela União Astronômica Internacional (IAU), passando o atual e provisório nome de Leibnitz Beta para Mons Mouton.

A proposta de alteração do nome foi realizada pelos integrantes da missão Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), que será executada na montanha Mouton.

O objetivo da missão é investigar a origem da água lunar, bem como mapear recursos no solo. Toda essa pesquisa está sendo realizada para proporcionar dados a fim de decidir o local correto para o pouso da missão Artemis, a qual levará novamente seres humanos à Lua.

Quanto à morfologia do Mons Mouton, essa é uma montanha de 6 mil metros de altitude, ocupando 5 mil km². Sua localização é rodeada por crateras, todas localizadas junto à montanha no polo sul lunar.

Logo abaixo, você poderá conferir o vídeo lançado pela NASA em prestígio a Melba Roy Mouton, dando detalhes sobre a exploração pela missão VIPER.


[ad_2]
Fonte: G1


09/03/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ