NOTÍCIAS


Eles Escutam o que Falamos ao Celular?

[ad_1]

Você, com certeza, já deve ter se perguntando se um aparelho celular consegue ouvir ou monitorar o que dizemos quando conversamos com alguém perto dele.

Em muito casos, essa sensação se dá pelo fato de sermos bombardeados, com frequência, por anúncios publicitários, dicas, cursos e produtos relacionados ao que estávamos conversando.

A recorrência desse tipo de situação alimenta uma teoria famosa, entre os usuários de smartphones, de que tudo que falamos perto deles é monitorado de alguma forma. Sem dúvida, isso é algo assustador, mas será que é verdade?

Sensação ou realidade?

Um relatório recente divulgado pela empresa NordVPN informou que isso não seria apenas uma sensação ou mera teoria do usuário, mas sim algo que, de fato, acontece.

Anunciantes e plataformas de anúncio, segundo o relatório, possuem mecanismos de escuta do que as pessoas falam perto dos aparelhos e sugerem, a partir disso, produtos e serviços relacionados.

Empresas e marcas estariam utilizando, atualmente, um novo tipo de monitoramento de dados que possibilita a escuta de ruídos de fundo. Elas utilizam as informações obtidas para personalizar os anúncios apresentados para cada pessoa.

Como funciona?

O método, basicamente, funciona por meio de “sinalizadores de áudio”. Eles ativam todos os equipamentos e dispositivos pertencentes ao usuário para registrar o comportamento e a localização.

Esses sinais não podem ser captados por ouvido humano, mas os celulares conseguem identificá-los e gerar aos anunciantes dados sobre o que você está vendo, ouvindo e falando.

Conforme a pesquisa da NordVPN, 45% dos britânicos entrevistados já viram algum tipo de anúncio relacionado no celular, logo após falar sobre determinado assunto ou produto.

Isso aconteceu, até mesmo, quando a pessoa estava vendo alguma publicidade pela TV, sem ter feito qualquer pesquisa ou busca. Os sinais de áudio coletados no ambiente induziram a replicação do anúncio no smartphone.

Como evitar?

Se te assusta o fato de saber que o seu dia a dia é mais monitorado do que se imagina, existe um jeito de tentar evitar essa invasão de privacidade.

O principal método disponível para conter esse rastreamento sonoro é recusar as permissões do microfone nos sites e aplicativos baixados no aparelho.

Essa alteração pode ser feita, facilmente, nas configurações do dispositivo. Além disso, está disponível tanto em iPhones (iOS) quanto em Android.


[ad_2]
Fonte: G1


05/04/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ