NOTÍCIAS


Fungo como condutor de PC? 'The Last Of Us' e ciência de mãos dadas

[ad_1]

Parece que a série “The Last Of Us”, da HBO, que conquistou diversos fãs, também trouxe mais olhares para os fungos e suas capacidades.

Na série que foi inspirada em jogos de PlayStation, o fungo Cordyceps sofre uma mutação e começa a atingir pessoas. Na vida real, esse fungo de fato existe, mas só é uma ameaça para insetos.

Porém, os fungos poderão estar presentes no futuro de forma positiva, como condutores para PC, por exemplo. É isso que procura um estudo feito pela Unconventional Computing Laboratory, em Bristol, no Reino Unido.

Essa pesquisa estuda como o micélio, que é a parte vegetativa de um fungo, pode ser utilizado como condutor de hardware para um computador. Diversos fungos vêm sendo estudados nessa pesquisa, e é claro que o Cordyceps não ficou de fora.

O micélio é a parte que se ramifica do fungo. Em seu estudo, a UCL recobriu diversas partes de hardware com fungos.

Essa ramificação é capaz de receber e enviar sinais elétricos e é capaz também de armazenar memória. O que difere o micélio dos condutores convencionais é que ele nunca ficará gasto, pois se regenera, visto que é um organismo vivo.

Foto: Popsci

Com a capacidade de se regenerar, certamente esses fungos seriam ótimos condutores, no entanto, também há o lado ruim.

A capacidade de computadores que se utilizam disso hoje é consideravelmente inferior à que estamos acostumados, o que é uma enorme desvantagem.

Não se sabe ao certo se no futuro isso realmente fará parte da tecnologia que utilizamos todos os dias e possuímos em nossos lares. A ideia de ter fungos crescendo de um computador ainda é nova e incerta.

No entanto, essa pode ser uma ótima forma de unir a natureza e organismos vivos com a tecnologia, de forma a se beneficiar com a ligação.

Ainda assim, a ideia soa estranha. Você teria um computador que atua com fungos em sua casa? Muitos dos fãs da série “The Last Of Us” podem não achar essa uma boa ideia, mesmo que seja, de fato, interessante.


[ad_2]
Fonte: G1


14/03/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ