NOTÍCIAS


fungo MORTAL preocupa médicos nos EUA

[ad_1]

Desde que “The Last of Us” foi lançada, o público ficou ainda mais atento a notícias referentes a fungos, já que foram eles os responsáveis pelo cenário apocalíptico retratado na série.

Contudo, embora seja diferente da ficção, há mesmo uma espécie de fungo que está contaminando um grande grupo de pessoas nos Estados Unidos. Chamado Candida auris, esse fungo está deixando muitos médicos e profissionais preocupados com seu avanço.

A cada três pessoas infectadas pelo fungo, uma vai a óbito. Pessoas que possuem um sistema imunológico forte, contudo, não precisam se preocupar com a contaminação.

Por outro lado, pessoas com cateteres e ventiladores, por exemplo, podem acabar tendo complicações, já que o sistema imunológico é afetado, e o mesmo acontece para as pessoas que não possuem resistência a doenças.

Assim que os casos começaram a aparecer, em 2016, nos Estados Unidos, métodos para combater a proliferação dos fungos foram desenvolvidos.

Contudo, agora, o que tem preocupado os médicos é a resistência desse fungo em relação ao tratamento com equinocandinas, uma classe de anti-fungos que era capaz de controlar os danos.

Sendo assim, um alarme foi acionado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sobre o fungo, que pertence à classe de “ameaça urgente relacionada à resistência antimicrobiana”.

O Candida auris também está mostrando, além da resistência, um aumento dobrado da contaminação.

O que causa o aumento da contaminação?

Segundo o CDC, grande parte desse aumento nos números de contaminação se deve à demora do diagnóstico, além da ausência de acompanhamento médico.

Leia um trecho mencionado pela epidemiologista Meghan Lyman à CBS News:

“É preciso enfatizar a necessidade de vigilância contínua, além de expandir a capacidade de laboratórios, criar testes de diagnóstico mais rápidos e criar programas de prevenção e controle de infecções.”

Como o fundo tem se comportado no Brasil?

Até o momento, é possível dizer que a situação está controlada, no entanto, em 2021, houve um grande surto, com nove pessoas sendo diagnosticadas com Candida auris em Recife, Pernambuco.


[ad_2]
Fonte: G1


27/03/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ