NOTÍCIAS


Homem de 65 anos é o primeiro a passar por transplante de pulmão feito integralmente por robô - Notícias

[ad_1]

Um hospital espanhol realizou um transplante de pulmão com o uso de uma técnica pioneira com um robô e uma nova via de acesso que não exige mais a separação das costelas e a abertura do tórax, disseram especialistas nesta segunda-feira (17).

Cirurgiões do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, ​​usaram um robô de quatro braços apelidado de “Da Vinci” para cortar uma pequena seção da pele, gordura e músculo do paciente para remover o pulmão danificado e inserir um novo através de uma incisão de oito centímetros na parte inferior do esterno, logo acima do diafragma.

Segundo eles, o novo procedimento é menos doloroso para o paciente, pois a ferida fecha facilmente, e mais seguro do que o método tradicional, que exige uma incisão de 30 centímetros e um pós-operatório muito delicado.

O procedimento pioneiro, que até agora só havia sido feito para tratar câncer de pulmão, foi realizado pela primeira vez em Xavier, um homem de 65 anos que precisou de um transplante de pulmão devido a uma fibrose pulmonar.

A Espanha é líder global em transplantes de órgãos, com uma média de sete doadores e 15 transplantes por dia em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol.

Zinco é essencial para a imunidade; conheça as fontes naturais deste nutriente


[ad_2]
Fonte: G1


17/04/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ