NOTÍCIAS


Inteligência artificial pode SUPERAR a humanidade: confira as evidências

[ad_1]

Existe uma teoria, chamada de Singularidade Tecnológica, que prevê o momento em que a inteligência artificial será capaz de evoluir de maneira tão rápida, que será capaz de mudar tudo, para sempre.

Conforme diz a teoria, em algum momento, a IA será capaz de alcançar ou superar a capacidade que temos de controlar tal tecnologia.

Existem alguns especialistas que acreditam não estarmos muito distantes desse ponto, sendo que alguns, até mesmo, dizem que chegaremos lá, dentro de sete anos. Mas, na realidade, esse evento não é simplesmente calculável, sendo que a discussão sobre o assunto é bastante ampla e complexa.

É importante também dizer que a teoria da Singularidade é um conceito apenas hipotético, ou seja, não é certeza que algum dia as IAs do mundo irão tomar consciência do que são, acabando por superar a nossa capacidade de controlá-las, e, bem, se tornarem livres.

Mas, existe uma empresa especializada em tradução feita por inteligência artificial, que acredita que estamos realmente chegando perto desse ponto ultrafuturístico.

A empresa se chama Translated e eles destacam que as máquinas ainda passam por dificuldades em entender profundamente a nossa linguagem que, para nós, é um aspecto totalmente natural e basicamente intrínseco.

Entretanto, mesmo com as dificuldade atuais das IAs, a empresa analisou dados e realizou estudos, estimando que estamos a somente 7 anos de distância da singularidade tecnológica, muito mais próximos do que realmente acreditávamos.

Acontece que o critério utilizado para medir o progresso da tecnologia, entretanto, não é dos mais recomendados, sendo que foi usado o Time to Edit (ou TTE), que é o tempo médio para as revisões e correções feitas por humanos, nas traduções das máquinas.

Assim, em 2015, o TTE era de 3,5 segundos por palavra, tendo caído para 2 segundo em 2022, sendo que atualmente se encontra em somente 1 segundo.

Assim, é possível verificar que realmente houve um aprimoramento contínuo da IA, mas não é um sinal muito grande que estamos próximos da singularidade tecnológica, já que foi analisado somente o aspecto de tradução de textos.


[ad_2]
Fonte: G1


17/02/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ