NOTÍCIAS


Número de mortes por meningite em Minas já é maior do que o registrado em 2021 - Notícias

[ad_1]

O número de mortes causadas por meningite em Minas Gerais já é maior neste ano do que o registrado em 2021. Nos últimos nove meses, o estado teve 617 casos confirmados e 92 óbitos de todas as origens que causam a doença. Já no ano passado, foram 522 diagnósticos e 50 mortes.

Um dos casos mais recentes registrados em Minas foi o da morte de um bebê, de 3 meses, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, exames confirmaram que a criança estava com meningite pela bactéria pneumococo. 

De acordo com o infectologista Leandro Curi, a pneumococo é alojada originalmente nas vias aéreas superiores. “A gente tem essa bactéria normalmente no nosso organismo, mas na criança ela pode causar mais facilmente uma meningite pela falta de vacinação e a imunidade naturalmente mais baixa”, explicou.

Já o surto vivido por São Paulo é causado por outra bactéria: a meningococo. A capital paulista registrou cinco casos na região de Vila Formosa e Aricanduva, na zona leste, entre 16 de julho e 15 de setembro. Esse tipo de organismo não está no corpo humano e tem uma capacidade de infecção maior. Curi alerta que ambas as bactérias são transmitidas da mesma maneira.

“A maior forma de transmissão é o contato direto de pessoa para pessoa pelas gotículas. Através da contaminação pelas vias aéreas, a bactéria ganha o corpo e chega às meninges”, explicou.

A Secretaria de Saúde de Minas informou que não há registro de surtos pela doença atualmente no estado. Considera-se surto quando há três ou mais casos do mesmo tipo da doença no período de 90 dias em uma mesma localidade.

“Com a ocorrência de surtos de meningite em algumas regiões do país, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está em alerta e tem mantido as ações de vigilância de prevenção, rotineiramente. Quando há um caso confirmado da doença, as equipes de saúde locais, que realizam o atendimento dos casos, são orientadas a fazer a notificação junto à vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG), o mais breve possível”, disse a pasta em comunicado.

Em Betim, a prefeitura também avaliou que não há um avanço da doença na cidade, mas esclarece que neste ano foram confirmadas três mortes causadas pela doença.

O que é meningite?

A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o sistema nervoso central – cérebro, cerebelo e medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As complicações das infecções podem levar à morte em pouco tempo ou deixar sequelas neurológicas.

Sintomas

Entre os adultos, o principal sintoma é dor de cabeça forte, mas em crianças menores alguns outros sintomas podem ser notados:

– Rigidez na nuca;
– Febre alta;
– Vômito em jatos;
– Manchas vermelhas pelo corpo.

Em caso do aparecimento de alguns desses sinais, pais ou responsáveis devem procurar uma unidade médica com urgência para que o diagnóstico seja feito de forma precoce. O tratamento é realizado de acordo com o agente causador da meningite.

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacinação, que está disponível de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde). A SES-MG destacou, porém, que não há uma campanha anual específica para a imunização contra a doença. 

Atualmente, a cobertura vacinal da meningocócica C em Minas Gerais está abaixo de 80%, sendo que a meta do Ministério da Saúde é de 95%. A reportagem entrou em contato com a pasta para saber os índices de imunização do tipo pneumocócica 10 e aguarda retorno.

Veja abaixo as vacinas disponibilizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) contra a doença:

– Vacina meningocócica C (conjugada) – Meningo C;
– Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) – Pneumo 10v;
– Vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada) – Vacina Penta;
– Vacina BCG.

Acesse o site do Ministério da Saúde para saber detalhes e a qual faixa etária cada uma é indicada. 


[ad_2]
Fonte: G1


13/10/2022 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ