NOTÍCIAS


Quer ajudar a Nasa na busca de exoplanetas? Veja como participar!

[ad_1]

Uma das definições de um planeta é: ele gira em torno de uma estrela. A Terra é um planeta que gira em torno do Sol, mas o nosso astro não é a única estrela orbitada por planetas. Há aqueles que giram fora de nosso sistema solar, ou seja, giram em torno de outra estrela e são classificados como exoplanetas.

A existência do primeiro exoplaneta foi confirmada na década de 90, desde então, os estudos astronômicos acerca deles estão sendo desenvolvidos. Cerca de 5 mil exoplanetas foram identificados, mas o estimado é que haja muito mais do que isso.

Por isso, a NASA, através de um programa, te convida a buscar exoplanetas. Por meio do Exoplanet Watch, será possível analisar os dados de forma eficiente e relativamente prática para que se encontre exoplanetas.

O Exoplanet Watch existe desde 2018 com a iniciativa do Universo de Aprendizagem da NASA, mas foi apenas com um comunicado recente da agência que veio a público que a sociedade civial poderá fazer parte do projeto.

Para isso, os interessados vão aprender o método de trânsito com a NASA através deste tutorial. Isso ocorrerá por meio da observação, em seus próprios telescópios, de uma mancha estelar ou de explosões de luz. Assim, quando o planeta estiver passando, será possível medir o tempo que um exoplaneta leva para orbitar sua estrela-mãe.

A Nasa e os avanços espaciais

Desde a corrida espacial, do período da Guerra Fria, a inovação astronômica e cosmonauta vem se desenvolvendo cada vez mais. O supertelescópio espacial James Webb é uma das maiores contribuições tecnológicas até o momento.

Lançado no Natal de 2021, o James Webb, através de sua tecnologia que usa as luzes infravermelhas, já conseguiu registrar descobertas e análises profundas de estrelas, entre elas, os exoplanetas.

Essa inclusão da NASA pode ajudar os cientistas a prever a variabilidade da estrela em questão. Com isso, o estudo sobre os exoplanetas, que usa telescópios como o Webb, terá uma parte adiantada.

Os voluntários da NASA que participarem do programa, além de usarem seus próprios telescópios para as observações citadas, também poderão usar seus celulares ou computadores para baixar programas e procurar dados sobre os exoplanetas.


[ad_2]
Fonte: G1


20/01/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ