NOTÍCIAS


Uma inteligência artificial avançada poderia 'matar todo mundo', alerta especialista - Notícias

[ad_1]

Uma inteligência artificial avançada demais pode ser responsável por “matar todo mundo” em um futuro próximo. O alerta para o perigo representado pelo desenvolvimento acelerado de tecnologias do tipo foi dado por um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, em depoimento ao Comitê Seleto de Ciência e Tecnologia do Parlamento do Reino Unido.

O grupo alertou ainda que o desenvolvimento de programas do tipo deveria ser regulamentado, a exemplo das armas nucleares. A opinião é a mesma do falecido físico Stephen Hawking.

Segundo o parecer técnico, é bem possível que num futuro próximo IAs serão capazes de “aprender” o suficiente para tomar decisões fora do escopo definido pelos desenvolvedores — isso é o que foi chamado de inteligências artificiais “sobre-humanas”.

O risco maior foi anunciado pelo doutorando e professor de aprendizado de máquina Michael Cohen, como revelou o jornal britânico The Telegraph.

“Com a IA sobre-humana, há um risco particular de ser de um tipo diferente de classe, que é, bem, poderia matar a todos”, afirmou Michael aos parlamentares.

Ele deu um exemplo simples de como isso poderia funcionar:

O grupo de cientistas explicou que seria difícil deter tal programa uma vez que ele chegasse nesse estágio, e por isso advertiu que o desenvolvimento deles deveria ser regulado.

Os pesquisadores descreveram a criação de programas do tipo como “uma corrida armamentista literal”, e revelaram que não existe limites para o desenvolvimento deles.

“Sistemas artificiais podem se tornar tão bons em nos enganar geopoliticamente quanto em ambientes simples como jogos”, completou o professor.

Até o momento, inteligências artificiais já fazem sucesso como distrações em redes sociais, enquanto alguns afirmam que elas podem ser ameaças ao nosso sistema de educação e o mercado de arte.

LEIA ABAIXO: Stephen Hawking afirma que inteligência artificial pode acabar com a humanidade


[ad_2]
Fonte: G1


01/02/2023 – Web Rádio TOP

COMPARTILHE

@WEBRADIOTOPWM

(14) 98134-9663

[email protected]
Copyright © Web Rádio TOP – WMVOZ